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sábado, 14 de janeiro de 2012

Núcleo Criativo da Fecomércio–RJ é destaque Senac Rio Fashion Business

Oi, pessoal!


Presente na 19ª edição do Senac Rio Fashion Business, o Núcleo Criativo da Fecomércio-RJ, programa da instituição que tem por objetivo inserir a moda carioca e fluminense nos mercados nacional e internacional,  trouxe a criatividade e a moda sustentável de 76 marcas de pequenas e microempresas de 17 cidades do Rio de Janeiro. 
Foram 15 estandes, cada um representando uma unidade do programa Núcleo Criativo. As marcas que apresentaram suas coleções outono-inverno foram as das cidades de Angra dos Reis, Araruama, Armação de Búzios, Barra do Piraí, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Miguel Pereira, Niterói, Nova Friburgo, Petrópolis, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Teresópolis, Três Rios, Valença e Volta Redonda.
Vanessa Rocha, coordenadora do Núcleo Criativo, explicou que “é necessário ter diferenciação e qualidade de design” para que as empresas participem do programa. Também disse que quem trabalha com produtos sustentáveis, que tenham reaproveitamento de materiais e transformação da matéria prima é especialmente considerado para fazer parte do projeto. Cita o núcleo de Campos, que trabalha com filtro de papel, jornal e caixas de leite como um ótimo exemplo de empresa que atrai a atenção do Núcleo Criativo. Dentro do programa existem ainda projetos como o de Valença que reúne artesãos da comunidade carente e o Bordando o Futuro, com artesãos de Itaperuna. O programa Núcleo Criativo passa pelo reutilizado e sustentável, sem deixar de ter produtos requintados.
A moda infantil - segmento no qual empresas cariocas e fluminenses exportam para todo o Brasil - foi destaque e uma das apostas nesta edição do Senac Rio Fashion Business. O estande voltado à moda para crianças contou com sete marcas – entre elas, a estreante carioca Minihumanos.  
As representantes das marcas, Ana Carolina Pineheiro da Minihumanos, Negrita Candido da Forrozinho de Gala e Luciana Terra da Nicobaldo, falaram um pouco sobre como foi participar do evento. Negrita conta que a marca recebeu um pedido pequeno, de 20 peças, cerca de mil reais, Luciana e Ana Carolina, cujas marcas não realizaram vendas, disseram que a feira foi importante para fazer contatos, apresentar as marcas ao público e contribuir para que o mercado de moda infantil cresça e se fortaleça.
Elas acreditam que ainda é necessário maior investimento no mercado e na feira, uma vez que as pequenas marcas locais sentem dificuldade para expor em outros estados. Complementaram dizendo que para o mercado de moda infantil essa exposição e contato com o público, e mesmo entre as marcas e diferentes núcleos participantes, é essencial e deve contribuir para o fortalecimento tanto das marcas como desse segmento de mercado.
Os Núcleos Criativos cresceram significativamente: em 2010, 42 marcas se apresentaram; no outono-inverdo de 2011, 51 marcas estavam presentes e na mostra primavera-verão do mesmo ano, participaram 78 marcas.  E isso ocorreu, lembra Vanessa Rocha, pelo aumento do número de unidades regionais e de empresas participantes, inicialmente 8 núcleos, depois 12 e 14. Atualmente são 16 núcleos, com 155 empresas cadastradas.
||Laís Souza, Postadora||

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