Páginas

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Ponto Zero : Casa de Criadores

Oi, pessoal!


Aconteceu na quarta-feira, 14 de dezembro, o concurso Ponto Zero, organizado pela Casa de Criadores. O concurso reuniu alunos das principais faculdades de moda do país. Os ganhadores foram Isadora Zendron e Lucas Devitte, da Anhembi Morumbi.
Anhembi Morumbi : Isadora Zendron e Lucas Devitte
Guerra e tecnologia: esta foi a inspiração para Lucas e Isadora.  A coleção se desenvolveu à partir dos tanques de guerra, de onde saíram formas e cores. Se destacou a mistura entre tecidos e não-tecidos nos looks. Helanca, tule e musseline se misturavam com peças rígidas confeccionadas à partir de cobertores. Nas cores, muito cinza, azul, vinho, e preto. As estampas foram criadas em cima do desenho de vidros estraçalhados. O plissado esteve presente em várias peças, assim como as camadas, que remetiam à blindagem de tanques e veículos usados em períodos de guerrilha.  A silhueta, de forma geral, era acinturada, acentuando ombro e quadris.
  

Belas Artes: Isaac Lopes e Andréa Lopes
Inspirados na arte de Burle Marx, que ficou famoso pelos mosaicos nas calçadas do Rio de Janeira, Isaac e Andréa construíram sua coleção. Estudando o método criativo do paisagista, a coleção possui traços simples, que nos passam uma certa leveza. As cores usadas foram preto e cru. As estampas foram feitas através de estamparia digital, todas de fotos de calçadas projetadas por Burle Marx. As peças foram confeccionadas em moletom sem felpa, estonados e tingidos. A silhueta era solta, quase unissex.
  

Brasil Fashion Designers:  Domitila de Paulo
Na coleção “ Uma verdade, outra não” Domitila traz o mundo dos sonhos para a passarela. Através de suas peças, ela questiona o que é a realidade, e nos mostra que, a única ‘verdade absoluta’ é o sentir. O tricô e as pregas viraram estampas em tecidos leves, como o algodão, com a intenção e confundir o olhar dos expectadores. As cores remetiam às encontradas no céu, como o azul, amarelo, cinza e branco. Na modelagem, botões sem casa, para nos fazer sentir falta daquilo que não existe.  As roupas eram soltas, a maioria com silhueta em A.
  

Santa Marcelina: Mauro Camargo
Mauro Camargo se inspirou no universo da Grécia antiga, onde o corpo masculino era objeto de desejo, a beleza ideológica era muito valorizada, e acontecia um certo ‘culto ao corpo’.  A coleção foi toda produzida em malha, nas cores cinza e pretas. As estampas, que lembravam alteres, eram em tons de laranja, marrom e cru.  A silhueta é bem ajustada, com exceção dos dois ponchos que aparecem na coleção.
  

SENAC: Daniela Passos de Souza
Daniela se inspirou nas histórias sobre o fim do mundo para criar sua coleção, mais especificamente no mito do Ragnarok. Segundo este mito, ocorreriam vários desastres naturais e o mundo seria submerso em água. Depois, o mundo ressurgiria de novo e fértil, os sobreviventes e os deuses renascidos se reuniriam e o mundo seria repovoado por dois sobreviventes humanos. Ou seja, a coleção seguia uma linha que ia do caos à bonança. Os tecidos eram pesados, com muito jeans em lavagens escuras. As estampas representavam rajados e queimaduras, além de muito tye-die. As cores remetiam aos tons terrosos, com muito cinza, preto,azul, bege, vermelho e laranja. Os sapatos também foram estampados pela estilista, seguindo o desenho das roupas. A coleção misturou street wear com alfaiataria, numa silhuetas retangular.
  

USP: Karenn de Souza, Julie Serafim e Tamires Borges
A coleção busca o ‘além do ver, enxergar’, ou seja, mostrar novos meios de perceber aquilo que faz parte do nosso cotidiano. O ponto de partida das meninas foi a sala de aula, um lugar que para muitos não traz grandes inspirações. As roupas remetem à este universo escolar, só que de um ponto de vista diferente. As camadas e os pontos de luz do ambiente foram explorados. Nos tecidos, malha, moletom, rede e cirê. O vermelho, cinza, laranja, amarelo e preto foram as cores usadas. As formas eram bem ajustadas ao corpo, com cintura marcada e volumes localizados.
   
>>Laís Souza, Postadora

Nenhum comentário: