Páginas

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

30ª Casa de Criadores : Projeto LAB

Oi, pessoal!


Aconteceu na última segunda-feira, 12 de dezembro, o primeiro dia de desfiles da Casa de Criadores. O evento, que neste ano está sendo realizado no Cine Jóia, antigo cinema desativado da Liberdade que hoje é uma casa de show, dá início à temporada outono/inverno 2012. Pelo Projeto LAB desfilaram Fernando Cozendey, Luiz Leite, Gabriela Sakate e, como participação especial, Fernando Pires.

Fernando Cozendey
Fernando Cozendey usou o ato fúnebre para se inspirar. Nas roupas, tecidos aplicados formavam estampas que remetiam a caveiras, não só humanas, mas também de animais. Outras remetiam à alfaiataria. As saias longas e com fenda também marcaram presença na passarela. A silhueta é justa ao corpo, e o decote nas costas apareceu em várias peças. As franjas de lycra também chamaram atenção.  Nas cores, muito preto e branco. O make foi inspirado na pintora Frida Kahlo. Os sapatos, de vinil preto e branco, são de Patrícia Vieira.

Luiz Leite
A inspiração da coleção, que tem como tema  “milk”, foi o universo infantil.  A cartela de cores foi composta apenas pelo branco. A alfaiataria está presente na modelagem da coleção, que oculta os gêneros. Na passarela, se destacaram os casacos, de todos os comprimentos e as calças saruel.  A sarja orgânica e o moletom foram muito utilizados pelo estilista. Os sapatos, no mesmo tom da roupa, são da Converse. 

Gabriela Sakate
Tomando como referência principal a fachada do Opera Garnier, tradicional casa de ópera parisiense, a estilista Gabriela Sakate produziu uma coleção de vestidos sofisticados, elegantes e jovens. Apesar de a construção seguir o estilo neo-barroco, as peças de Gabriela aludem sutilmente a um Art Déco, talvez por causa da cartela de preto, off-white e cobre, pelas linhas limpas e formas quadradas. O algodão maquinetado é o principal tecido da coleção e ganha aspecto encorpado ao ser trabalhado em conjunto com forrações estrategicamente posicionadas. A única ressalva que se faz é aos coletes de lona metálica. Um faux-pas do styling.

Fernando Pires
Com seu estilo inconfundível, Fernando Pires apresentou modelos vivazes e cheios de detalhes. Plumas, franjas, contas, brilhos, transparências... uma profusão de materiais e cores. Os saltos são extremamente altos e os brilhos, chamar a atenção, seja no trabalho em pedrarias, ou nas peças em acrílico. A pegada fetichista, bastante forte no desfile do sapateiro na última semana de moda mineira, é atenuada na Casa de Criadores. Com relação a modelos, abundam opções: botas cuissarde, saltos anabela, pumps...
>>Laís Souza, Postadora

Nenhum comentário: